top of page

Palestrantes | Speakers

Ana Londral
 

Translational Clinical Physiology Unit 

Instituto de Medicina Molecular

analondral@gmail.com

Ana Londral é licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (1999). Completou o Mestrado em Engenharia da Saúde, Universidade Católica Portuguesa (2007). Está a concluir o Doutoramento em Ciências Biomédicas, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu um projeto de investigação sobre o impacto das Tecnologias de Apoio à Comunicação na qualidade de vida das pessoas com ELA. É investigadora no Instituto de Fisiologia Translacional (Instituto de Medicina Molecular). Colabora com a empresa PLUX Wireless Biosignals, em atividades de investigação e inovação. Trabalhou na empresa ANDITEC como Engenheira de Reabilitação. Foi Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e colaborou na formação em Tecnologias de Apoio na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa e na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Os seus atuais interesses de investigação centram-se em projetos que exploram o potencial da Tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas com limitações motoras e/ou cognitivas.

Ana Maria Sebastião

Ana Maria Sebastião was born in 1958, got a degree in Biology (1982, University of Lisbon) and PhD in Cell Physiology (1987, New University of Lisbon). She is presently Full Professor in Neurosciences and Pharmacology at the School of Medicine, University of Lisbon and Principal Investigator at the Institute of Molecular Medicine, University of Lisbon. She has been involved in neuromodulation research for more than 30 years, first focusing on modulation of neuromuscular transmission modulation, then on fine-tune modulation at the hippocampus, focusing on neurons and glia. Recently, she has been interested in the identification of commonalities in the pathophysiology of neurodegenerative diseases, namely, to identify the mechanisms underlying synaptic dysfunction in different diseases, namely Amyotrophic Lateral Sclerosis and Alzheimer’s Disease, and to identify different time windows of disease progression. She authored more than 150 full papers, has near five thousand quotations in the literature, and an h index of 38 (Web of Science, March 2016).

Ana Rita Vaz

Investigadora Pós-Doutoramento, bolseira FCT

iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

armvaz@ff.ulisboa.pt

Ana Rita Vaz é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa e Doutorada em Farmácia-Ramo de Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa (FFULisboa). Desde 2012 tem estudado alterações da resposta neuronal e glial na Esclerose Lateral Amiotrófica utilizando modelos celulares e animais transgénicos que mimetizam a doença como bolseira de Pós-Doutoramento sob a orientação da Professora Doutora Dora Brites no grupo Neuron Glia Biology in Heath and Disease, do iMed.ULisboa, FFULisboa. Os estudos com os animais transgénicos foram iniciados no Instituto de Medicina Molecular, Universidade de Lisboa e o modelo de lesão do nervo ciático nestes animais foi investigado na Universidade Autónoma de Barcelona. É autora/co-autora de 19 artigos em revistas internacionais e diversas comunicações em encontros científicos, tendo participado na orientação de teses de Mestrado e de Doutoramento. Desde 2013, é também Assistente Convidada na FFULisboa.

Anabela Cardoso Pinto

Diretora Clínica Universitária de MFR, FMUL

anabela.pinto@chln.min-saude.pt

anabelapinto@fm.ul-pt

Associate Professor of Physical Medicine & Rehabilitation at The Faculty of Medicine, University of Lisbon and leads the Neurologic Rehabilitation field of the Santa Maria Hospital.

Anabela C. Pinto has a PhD in Medicine ( Physical Medicine & Rehabilitation area) achieved in 2005  and  principal investigator of the Clinical Physiology and Translational Unit at the Institute of Molecular Medicine. She has long developed a special interest in the neurodegenerative and neuromuscular disorders in which research of the neurorespiratory management of respiratory insufficiency ha. s been a major focus increasing knowledge of physiopathology mechanisms facilitating clinical decision making. More recently develops models of remote controlling of home non-invasive ventilation as well as physical activity 

Andreia Mendes Laureano Lopes

Licenciada em Ergonomia pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2007) e Mestre em Ergonomia também pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (2011).

Membro efetivo do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Ergonomia (APERGO), desde Novembro de 2010.

Desde 2012, Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho – área Ergonomia, na Unidade de Faro do Centro Hospitalar do Algarve.

Brian Kaspar

Associate Professor

The Research Institute at Nationwide Children’s Hospital/The Ohio State University

700 Children’s Drive Columbus, OH 

Brian.Kaspar@nationwidechildrens.org

Brian K. Kaspar, Ph.D. is Grant Morrow III MD Endowed Chair in Pediatrics, Associate Professor and Principal Investigator at The Ohio State University and The Research Institute at Nationwide Children's Hospital in Columbus, Ohio. Dr. Kaspar has been and currently funded by NIH and Private Research Organizations. Dr. Kaspar is a member and serves on committees for Society for Neuroscience and American Society for Gene and Cell Therapy and currently serves as an Editor for the journal Molecular Therapy. He also is an AAAS Fellow.

Carolina Cunha

Estudante de Doutoramento, bolseira FCT

iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Avenida Gama Pinto, 1649-003, Lisboa

 

Iniciou a sua formação académica na Universidade de Coimbra, de onde é natural, completando em 2010 a Licenciatura em Biologia. A partir de setembro do mesmo ano, frequentou o mestrado em Genética Molecular e Biomedicina da Universidade Nova de Lisboa, tendo desenvolvido a sua tese de mestrado no Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa), na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, no grupo liderado pela Professora Doutora Dora Brites. Desde 2012 é estudante de Doutoramento no mesmo grupo onde tem vindo a estudar a reatividade da microglia na Esclerose Lateral Amiotrófica, através da identificação de fatores (candidatos a alvos terapêuticos) envolvidos na ativação glial e na comunicação neurónios motores - microglia, utilizando modelos celulares e animais (ratinho transgénico). Os seus principais interesses residem no estudo de mecanismos inflamatórios intracelulares e do conteúdo do secretoma, em particular o perfil de microRNAs inflamatórios existente nas vesículas extracelulares, as quais se pensa que contribuam para a disseminação da doença.

Cátia Gomes

Estudante de Doutoramento, bolseira FCT

iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa. 

cvgomes@ff.ulisboa.pt

Concluiu a Licenciatura em Biologia, na Universidade de Évora, em julho de 2010 e o Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em novembro de 2012. A sua tese de Mestrado foi desenvolvida no grupo de investigação liderado pela Professora Doutora Dora Brites, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde estudou os mecanismos moleculares partilhados por astrócitos em diferenciação e células de glioma. Em 2013 e 2014, a Cátia integrou, como Bolseira de Investigação, um Projeto Científico no âmbito da Esclerose Lateral Amiotrófica (PI: Dora Brites). Em março de 2015 iniciou uma bolsa de Doutoramento, no mesmo grupo de investigação, no qual pretende estudar o papel dos astrócitos na Esclerose Lateral Amiotrófica e a sua modulação como estratégia terapêutica.

Cláudio M Gomes

Investigador Coordenador com Agregação
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa BioISI Biosystems and Integrative Sciences Institute

web: folding.fc.ul.pt

Cláudio M. Gomes é investigador coordenador com agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde lidera o grupo de investigação Protein Folding and Misfolding laboratory desde 2015. Doutorado em bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa (1999) como aluno do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina, obteve o título académico de agregado em Bioquímica na especialidade de Bioquímica Estrutural (2013) pela mesma universidade. Autor prolífico com mais de 100 publicações em revistas internacionais revistas por pares com mais de 2300 citações (não-próprias). É periodicamente avaliador externo para a Comissão Europeia e para mais de uma dezena de agências de financiamento e fundações na Europa e Estados Unidos da América. O seu laboratório, actualmente com 8 membros, investiga mecanismos moleculares relacionados com patologias de folding em vários modelos, da neurodegeneração à doença metabólica. Destes, destaca-se uma série de trabalhos recentes sobre a agregação patológica da proteína SOD1 que visaram caracterizar in vitro processos moleculares que ocorrem na ELA.

Dora Brites

Investigadora Coordenadora e Professora

iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa,

dbrites@ff.ulisboa.pt

Dora Brites é Investigadora Coordenadora, Professora e líder do Grupo de Biologia Neuro-Glial na Saúde e na Doença do iMed.ULisboa. O seu grupo estuda os mecanismos implicados em allterações do neurodesenvolvimento, envelhecimento e doenças neurodegenerativas. A desregulação da comunicação entre neurónios e células de glia, a libertação de vesículas extracelulares e as cascatas inflamatórias são objecto de estudo na doença de Alzheimer (AD) e na Esclerose Amiotrófica Lateral (ELA). A identificação de alvos e de biomarcadores precoces de doença irão permitir ensaiar novas estratégias terapêuticas. Foi investigadora principal de vários projectos financiados pela FCT, recebeu o prémio da SCML na ELA e participa em projectos Europeus como o JPco-fuND (modelos de AD) e Grant JUST/2014/JDRUG/AG/DRUG (drogas neurotóxicas). Dora Brites é autora de mais de 120 publicações científicas e membro da Comissão Executiva e Científica do Colégio Mente-Cérebro da ULisboa.

Emília Fradique

Formação Académica: Emilia Maria da Silva Fradique Doutoranda em Enfermagem na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de Lisboa Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária Professora Convidada da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Escola Superior de Saúde de Alcoitão.
Vice Presidente da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica APELA
Vice Presidente da Associação de Enfermagem em Cuidados Continuados e
Palitivos (AECCP) Formação Profissional: Enfermeira Paliativista e Consultora da Equipa Intrahospitalar de Cuidados Paliativos do CHLN - HSM e HPV. Enfermeira Paliativista e Consultora da Clinica S. João de Ávila.

Hugo Alexandre Ferreira

Professor Auxiliar

Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

hugoferreira@campus.ul.pt

Hugo Alexandre Ferreira é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (UL) e em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico (IST) da mesma universidade. Também tem um doutoramento em Física pelo IST no campo da nanomedicina. Presentemente, é professor auxiliar na Faculdade de Ciências da UL (FCUL) onde ensina no Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica. É também investigador sénior no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), nas áreas da conectividade cerebral, imagem médica, e computação fisiológica (incluindo interfaces cérebro-computador).

Nelson Nabais

Clinical Specialist | Linde Healthcare 

Av. Infante D. Henrique Lotes 21-24, 
1800-217 Lisboa

nelson.nabais@pt.linde-gas.com

Como experiência profissional relevante para o tema:

Trabalhei na UCI do H.Santa Cruz - Cirurgia Cardíaca (adulto e pediátrico) até 2010;  Equiparado a assistente do 1º Triénio do pessoal docente do ensino superior na ESEL entre entre 2008 e 2010; Em 2010 inicio funções de Especialista Clínico na Linde Saúde para, entre outras actividades, desenvolver um projecto no âmbito do acompanhamento domiciliário do doente respiratório crítico, sendo actualmente responsável do programa REMEO na Região Sul de Portugal; Em Novembro de 2014 terminei o Healthcare Management Program na Católica - Lisbon School of Business & Economics.

Tenho efectuado várias comunicações, Cursos ou Workshops no âmbito da VNI no doente com Insuficiência Respiratória Crónica ou Aguda, nomeadamente, na Universidade de Évora na Pós-Graduação de Ventilação Não Invasiva.

João Palma

Instrutor de Mindfulness

Centro Budadharma – Av. Duque D’Ávila 28, sala 410, 4º andar, 1000-141 Lisboa

mindfulness.joaopalma@gmail.com  

Começou a praticar meditação em 2004 com Sagarapriya na União Budista Portuguesa em Lisboa, Portugal. Em 2008 começou a ensinar meditação mindfulness na União Budista Portuguesa. Desde aí que tem vindo a levar a prática um pouco por todo o país, através de workshops em hospitais, empresas, escolas, no Centro Budadharma em Lisboa, onde hoje em dia tem regularmente os seus cursos para adultos ou jovens ou através de retiros.
Desde 2015 que tem também levado a prática de mindfulness a Middelburg e Goes, na Holanda, através de workshops. Fez as suas formações em mindfulness como professor certificado no Reino Unido. Breathworks CIC – Mindfulness for Health, com Vidyamala, Sona e Ratnaguna. Mindfulness in Schools Project – dot-b, com James Gibbs e Dominic Morris. MBCT, Mindfulness Based Cognitive Therapy, Specialist Teacher Training, Bangor University, com Sarah Silverton e Eluned Gold. MBSR, Teacher Training in Mindfulness Based Approaches, Bangor University, com Sarah Silverton, Karunavira e Taravajra.

João Pinho Silva

Médico Geneticista

CGPP-IBMC-i3S

joao.silva@ibmc.up.pt

Frequentou o curso de Medicina no ICBAS e o Internato de Genética Médica no CGM Jacinto Magalhães tendo terminado em Fevereiro de 2011.

Desde Abril de 2012 a trabalhar no Centro de Genética Preditiva e Preventiva do IBMC-i3S com foco principal no diagnóstico etiológico e aconselhamento genético nas doenças neurológicas de início na idade adulta.

João Sanches

IST

João Sanches is professor at the IST and researcher and member of the board of directors of the Institute for Systems and Robotics (ISR/IST). His work has been focused in Biomedical Engineering (BME), namely, in biological and medical image processing and statistical signal processing of biomedical (physiological and behavioural) data for diagnosis purposes, e.g, in atherosclerotic disease of the carotid, sleep disturbances and gastric cancer. JS is senior member of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society since 2011 and Member of the Bio Imaging and Signal Processing Technical Committee (BISP-TC) of the IEEE Signal Processing Society. 

Joaquim Brites

Eletrotécnico e Gestor

presidente@apn.pt

Presidente da APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares

Joaquim Brites é Eletrotécnico e Gestor de profissão. Membro da Direção da APN há 18 anos, assumiu a Presidência da Instituição em 2012.

A prioridade da instituição centrou-se sempre no apoio direto aos portadores de doença neuromuscular, alguns deles portadores de ELA, e às suas famílias. O projeto de “Assistência Pessoal”, como ferramenta essencial para uma vida (IN)Dependente, tem sido um dos seus grandes combates.

É Presidente da Assembleia Geral da Aliança Portuguesa de Associações de Doenças Raras desde 2012 e representante dos Doentes Neuromusculares portugueses, em vários organismos europeus. Natural de Leiria, tem 55 anos. É casado e tem dois filhos, um deles, com 24 anos, portador de uma Distrofinopatia de Duchenne.

José Santos-Victor

José Santos-Victor received the PhD degree in Electrical and Computer Engineering in 1995 from Instituto Superior Técnico (IST - Lisbon, Portugal), in the area of Computer Vision and Robotics. He is a Full Professor at the Department of Electrical and Computer Engineering of IST and he is a researcher of the Institute of Systems and Robotics (ISR), where he founded and heads the Computer and Robot Vision Lab - VisLab.  Since January 2015 he is the President of ISR/IST. He is the scientific responsible for the participation of IST/ISR in various European and National research projects in the areas of Computer Vision and Robotics. His research interests are in the areas of Computer and Robot Vision, particularly in the relationship between visual perception and the control of action, biologically inspired vision and robotics, cognitive vision and visual controlled (land, air and underwater) mobile robots. He was an Associated Editor of the IEEE Transactions on Robotics and the Journal of Robotics and Autonomous Systems. He was the Vice-President of IST for International Affairs from 20016 to Jan 2015. He has been the Secretary General of the CLUSTER network from July 2010 to June 2012.

Júlia Costa

Investigadora Principal, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Universidade Nova de Lisboa

costa@itqb.unl.pt

Júlia Costa é Investigadora Principal no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Universidade Nova de Lisboa, desde 2006 onde é responsável pelo Laboratório de Glicobiologia.

Obteve o grau de Doutoramento em Bioquímica pela Universidade de Lisboa em 1994.

Realizou o pós-doutoramento no Gesellschaft für Biotecnologiche Forschung, Braunschweig, Alemanha,  e no ITQB.

Foi Professora Auxiliar em Bioquímica na Universidade do Algarve em 1998-1999 e Professora Auxiliar Convidada no ITQB em 1999-2006.

Tem sido responsável por projectos de investigação e supervisionou mais de 20 estudantes incluindo 8 teses de doutoramento. Publicou mais de 60 artigos científicos revistos por pares em revistas internacionais.

A sua área de trabalho inclui glicosilação de proteínas, esclerose lateral amiotrófica e biomarcadores.

Laurent Roybon

Associate Professor, Group Leader of the Stem Cell Laboratory for CNS disease modeling

Laurent.roybon@med.lu.se

Laurent Roybon received his PhD from the University of Lund, in Sweden in 2006, for work demonstrating that stem cells from multiple origins can be differentiated in neurons and used experimentally for transplantation studies. He next joined the Motor Neuron Center at Columbia University of New York, in the US, for his postdoctoral studies at Project ALS - Jennifer Estess laboratory for stem cell research, where he pioneered the generation of spinal cord astrocytes from patient induced pluripotent stem cells (iPSC) and contributed to the development of an iPSC-derived motor neuron survival assay for the screening of neurotrophic compounds. In late 2011, he moved back to Lund University to start his own laboratory. His laboratory is focusing on modeling neurodegenerative diseases using patient iPSC neurons, astrocytes and oligodendrocytes.

Lino Mendes

Nutricionista e docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Parque das Nações – Lisboa

lino.mendes@estesl.ipl.pt

Licenciatura em Dietética, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Mestre em Controlo da Qualidade e Toxicologia dos Alimentos, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Título de Especialista em Dietética e Nutrição. Colaboração com a indústria no desenvolvimento de produtos alimentares. Experiência em nutrição clínica no CHLCentral – Hospital São José. Docente da ESTeSL na área da Dietética e Nutrição. Nutricionista 0542N.

Luis Azevedo

Investigador (aposentado) Universidade de Lisboa, Director ANDITEC

Alameda Roentgen, 9C, 1600 – 757 Lisboa

luis.azevedo@anditec.pt

Luis Azevedo é licenciado em Eng.ª Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (1976), Mestre em Eng.ª Biomédica e de Reabilitação pela Universidade de Dundee (Escócia, Reino Unido) e Doutor em Informática (Tese na área da Eng.ª de Reabilitação) pela Universidade do País Basco, Espanha. É Investigador (aposentado) da Universidade Técnica de Lisboa, na área das Tecnologias de Apoio a Necessidades Complexas de Comunicação. É também director da ANDITEC (www.anditec.pt) Empresa especializada em Tecnologias de Apoio. Trabalha desde 1978 no domínio das Tecnologias de Apoio, com envolvimento como coordenador e participante em projectos de investigação nacionais e internacionais (europeus e ibero-americanos) em Comunicação Aumentativa e Tecnologias de Apoio. É também Professor convidado em várias Universidades e Escolas Superiores de Saúde nacionais e internacionais. “Reviewer” de Projectos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação para Pessoas com Deficiência da União Europeia (5º. 6º e 7ºs Programas Quadros).          

Mamede de Carvalho

Professor Catedrático da FMUL

Group Leader do IMM

Director Unidade de Neuromusculares – CHLN-HSM

Av Prof Egas Moniz- 1649-028 Lisboa

mamedealves@fm.ul.pt

Vice-Dean - Faculty of Medicine- University of Lisbon. Full Professor of Physiology and Director Physiology Institute – Faculty of Medicine- UL. Group Leader - Instituto de Medicina Molecular. Director of Neuromuscular Unit – Centro Hospitalar Lisboa-Norte/Hospital de Santa Maria. Co-coordinator of the Neurosciences Master/Doctoral Degree of Faculty of Medicine- UL. Co-coordinator of the Lisbon University Doctoral Program in Integrative Neurosciences - University of Lisbon. Co-coordinator of the Biomedical Technologies Master Degree - University of Lisbon.

Past POSITIONS: Member-at-Large of International Federation of Clinical Neurophysiology and Liaison-Member of the European Chapter, 2010-2014; President of the International Clinical Neurophysiology Society, 2010-2014; Member of the Executive Board of the European Consortium of ALS, 2001-2012; Member of the Panel ALS and non-Dementing Degenerative Disorders - European Federation of Neurological Societies, 2009-2015; President of the Portuguese Society of Clinical Neurophysiology.

Pedro Grilo

Economista e Urbanista, Campo Grande, 25-2ºE

pedro.grilo@cm-lisboa.pt

Desde Junho de 2015, é assessor do Vereador com o Pelouro dos Direitos Sociais da CML, coordenando uma equipa de carácter estratégico nas áreas da captação de financiamento, da inovação social e da resiliência urbana e envelhecimento, bem como coordenando a participação da CML no consórcio Europeu ‘EIT Health’ e no consórcio regional ‘Lisbon Living+’. Desde 1997, trabalhou como Economista e Urbanista na Câmara Municipal de Lisboa, na área dos fundos comunitários, da Mobilidade e Transportes e do Planeamento Urbano. Foi consultor da Comissão Europeia, nomeadamente na área da empregabilidade de pessoas com deficiência. Foi docente das disciplinas de Economia da Saúde e de Economia Social numa Licenciatura em Gestão de Serviços de Saúde. Foi eleito para os órgãos sociais de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de âmbito nacional e local, nomeadamente na área dos Direitos Humanos e Deficiência, em cujo exercício contribuiu, nomeadamente, para elaboração da proposta de Lei que «proíbe a discriminação em razão da deficiência e da existência de risco agravado de saúde» (Lei 46/2006) e da proposta de regime da acessibilidade (DL163/2006). Em Agosto de 2015, no âmbito do processo de monitorização, da implementação pelo Estado Português da Convenção Internacional para os Direitos das Pessoas com Deficiência, apresentou e defendeu na ONU (Genebra), o relatório não-governamental elaborado pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos da Universidade de Lisboa, com o contributo das 17 maiores associações da área da Deficiência e subscrito por 242 Organizações não-governamentais da área da Deficiência em Portugal.

Sofia Pintado de Oliveira Martins

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Publica da Universidade Nova de Lisboa, Doutorada em Farmácia (Farmacoepidemiologia) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Exerceu a profissão como farmacêutica comunitária e na Indústria Farmacêutica, como Directora do Departamento de Assuntos Regulamentares, de 1986 a 2003.

Docente universitária desde 2003, lecciona diversas disciplinas na formação pré e pós-graduada, nomeadamente Saúde Pública, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Politicas da Saúde e do Medicamento e Farmacoepidemiologia.

Investigadora da Linha de Investigação em Farmacoepidemiologia do iMED-UL (Institut for Medicines and Pharmaceutical Sciences – University of Lisbon). Co-orientadora de diversos projectos de investigação no âmbito da Epidemiologia, Estudos de Utilização de Medicamentos e Regulamentação Farmacêutica.

Autora ou co-autora de cerca de 30 comunicações e apresentações sob a forma de painel em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, de 8 publicações em revistas estrangeiras da especialidade, de 3 livros e de um capítulo de livro.

Co-autora de diversos estudos na área da Farmacoepidemiologia, suportados financeiramente pela Indústria Farmacêutica e por entidades reguladoras, nomeadamente o INFARMED.

Membro do Conselho Jurisdicional Regional da Secção Sul da Ordem dos Farmacêuticos desde 2013 e da Comissão estatutária para a elaboração dos novos estatutos da OF. Membro eleito do Conselho de Escola da Faculdade de Farmácia desde 2013.

Membro efectivo da Sociedade Portuguesa de Farmácia Clinica e Farmacoterapia desde Janeiro 2013.

bottom of page